Thursday, March 12, 2009

Vietnam – Um excelente parceiro de negocios para o Brasil

Assim como a China, O Vietnam esta se abrindo cada vez mais ao comercio mundial. Com uma populacao de 80 milhoes de habitantes e uma area infinitamente menor que a China, as oportunidades de negocios sao grandes.

Diferente de seus vizinhos mais pobres, a populacao eh bem educada e dedicada ao trabalho. Para o Brasil o Vietnam representa uma oportunidade incrivel de presenca na Asia, sem a dependencia de uma super economia como a China, permitindo um relacionamento mais igualitario. Alem disso, esse relacionamento pode tambem abrir portas com outros paises asiaticos, potencialmente.

Durante nossa estadia tres acontecimentos me chamaram bastante atencao:

1) O numero de estudantes formados em portugues em Hanoi por ano (isso mesmo portugues!) excede 50;

2) A Camila (anteriormente mencionada pela Tiana) foi convidada pelo embaixador do Brasil no Vietnam para discutir potenciais formas de promover intercambios entre estudantes Vietnamitas e brasileiros atraves da AIESEC (para saber mais sobre a AIESEC, google it). Segundo a propria Camila, a principal missao do embaixador eh aumentar o relacionamento comercial dos dois paises o mais rapido possivel

3) Ao sair do Vietnam, li uma materia em um jornal local sobre o relacionamento entre o Brasil e o Vietnam comentando o crescimento do comercio entre os dois paises.

Fiquem de Olho!

1 comment:

  1. Seria uma aula de geografica esse blog?
    hehehehe

    Muito BOM!

    saudadessss q bate!

    ReplyDelete