Wednesday, March 4, 2009

And the Oscar goes to...

Vietnam! O Vietna provavelmente nao eh um pais que agrada a todos. A ma fama eh tanta, que quase nao o visitamos. Eram tantas historias sobre a agressividade do povo, a dificuldade de se viajar independentemente e a enorme quantidade de malandragens, que nao estavamos tao animados em conhecer o pais. Para falar a verdade, se tivesse que recomendar algum dentre esses lugares que ja visitamos, acho que teria que ser a easy-going-good-for-everyone Tailandia. Mas agora que saimos, eh facil ver que o Vietna ja ganhou um pedacinho dos nossos coracoes.

Ficamos a maior parte do tempo em Hanoi, fazendo viagenszinhas a partir dali. Primeiro fomos a Halong Bay, um lugar que eh patrimonio da UNESCO, e provavelmente um dos lugares mais visitados do Vietna, mas que infelizmente deixou a desejar. Depois fomos a Perfume Pagoda, um templo dentro de uma caverna que nao teria nada de especial nao fosse o festival religioso anual que estava acontecendo bem no dia/mes que estavamos visitando. Por conta do festival, o lugar estava lotado de vietnamitas que obviamente deixaram o passeio com uma autenticidade e cor toda especial.

Por fim, visitamos Sapa, que fica ha 11 horas de trem de Hanoi. A viagem eh longa e o trem, barulhento, mas o visual compensa. Sapa eh a tipica cidade montanhosa, so que com vistas exuberantes para infinitos terracos de arroz e minoridades etnicas interessantes. Nos passeios, fomos seguidos por varias mulheres vendendo artesanato, que pode irritar bastante quem nao tem jogo de cintura, mas foi bem divertido para nos. As mulheres falam ingles melhor que o vietnamitas e foram boas guias, explicando curiosidades sobre a cultura local.

Mas acho que foi mesmo Hanoi que nos conquistou por completo. A cidade eh barulhenta, e entupida de motos. Mas ha tambem uma tranquilidade oriental, em meio aos inumeros becos e pessoas comendo pho (sopa de macarrao tipica do Vietna) em mini cadeirinhas. As lojas de souvenir, que sempre evitamos, aqui vendem arte de qualidade. Ceramicas, objetos de laca, quadros, utensilios para cozinha, todos feitos com tanto bom gosto, que eh impossivel sair das lojas sem nada (facam uma reza ai para as coisas que mandamos pelo correio chegarem sem quebrar).

E a cereja no bolo (ou talvez um pedacao do bolo mesmo) foi a Camilla, uma brasileira que encontramos em Hanoi pelo couch surfing (eita ideia genial!). A Camilla esta fazendo estagio la, e simpatica que eh, conhece quase toda a comunidade internacional. Foi ela quem nos mostrou os melhores restaurantes e barzinhos, e nos deixou com um sentimento de que ainda ha muito no Vietna para ser visto.

Um pais autentico, com lugares cenicos, paisagens que sao quadros prontos, um povo que eh doce e inocente e um feel comunista que empresta aos lugares um ar muito cool! Thumbs up!!!

No comments:

Post a Comment