Sunday, March 22, 2009

Cambodia

Ficamos bem pouco tempo no Cambodia e com certeza soh vimos uma leve pontinha do iceberg da cultura local. Ficamos em Siem Reap, uma cidade que vive em funcao das ruinas de Angkor porem super turistica.

As ruinas sao sensacionais, sem duvida uma das 5 coisas mais incriveis que eu ja vi na minha vida (nao ganha da muralha ou das piramides mas eh muito impressionante).

A cidade eh cheia de hoteis para todos os gostos, desde de 5 estrelas ate uns bem furrecas como o nosso. Siem Reap tb tem uns tres quarteiroes isolados do resto da cidade onde a maioria dos estrangeiros vao a noite para comer e beber. Eh a pub street com varios restuarantes e bares bem legais entre eles uma hamburgueria que serve hamburguers do Brasil e um bar que vende sheesha (hmmm…)

No primeiro momento ficamos com a impressao de que o Cambodia nao eh tao pobre e que sua gente nao eh tao sofrida. Mas basta andar um pouco mais pra longe da pub street pra encontrar vendedores ambulantes que nao sao autorizados a circular na rua dos turistas. Diferente dos outros paises da Asia, no Cambodia essas pessoas sao em geral mutiladas por minas terrestres. Fica bem dificil nao se sensibilizar. Eh bem triste ver um montao de gente sem membros ou desfigurada.

Alem da quantidade de minas terrestres, o Cambodia ainda vive um pouco sobre a marca do Khmer Rouge, a ditadura de curta duracao que nos anos 70 matou e torturou de 1 a 3 milhoes de pessoas num pais que na epoca possuia cerca de 8 milhoes de habitantes.

Matar mais de dez por cento da populacao eh algo que nem Mao, Stalin e Hitler conseguiram fazer, para se colocar as coisas em perspectiva. Talvez o massacre em Rwanda esteja proximo ao que aconteceu no Cambodia.

Com tudo isso na agenda, fica muito dificil de se imaginar qualquer desenvolvimento do pais nas proximas decadas. As feridas ainda estao abertas e demorarao um bom tempo para que talvez possam ser cicatrizadas.

Abraco!

PS: O tribunal de crimes contra a humanidade esta julgando os membros do Khmer Rouge que ainda estao vivos nesse exato momento. Para saber um pouco mais sobre uma das piores ditaduras da historia contemporanea,

http://en.wikipedia.org/wiki/Khmer_Rouge

http://www.krtrial.info/?language=english

No comments:

Post a Comment