Thursday, February 26, 2009

Reflexoes sobre a Tailandia

Acho que depois da longa analise sobre a India, acho que devo continuar comentando um pouco sobre os outros paises que visitamos.


A Tailandia me impressionou bastante. Eu estava esperando encontrar algo semelhante a India ou ao Egito e encontrei algo completamente diferente; um pais asiatico semelhante ao Brasil.


No papel, Brasil e Tailandia nao estao muito proximos nao. Indices economicos, liberdade de imprensa entre outros colocam os dois paises em posicoes bem diferentes, com o Brasil na maioria das vezes bem a frente na classificacao mundial.


No entanto, acho que as semelhancas estao nas atidudes dos dois povos. Atitudes essas que infelizmente nao podem ser medidas por meio de indices, mas apenas por observacoes cotidianas de situacoes mundanas.

Em primeiro lugar achei que os tailandeses, assim como nos, sao muito adaptaveis. No dia a dia podemos ver isso de varias maneiras: os hoteis, os restaurantes os passeios estao sempre buscando oferecer produtos e servicos que sejam esperados pelos estrangeiros. Foi na Tailandia que, por enquanto, encontrei mais comida ocidental nos restaurantes.


Quando existe um problema, o tailandes oferece uma solucao. Acho que a maior prova disso esta naquilo que os estrangeiros mais encarnam nos tailandeses. Segundo os estrangeiros, os tailandeses estao sempre oferecendo algo semelhante ao pedido mas muitas vezes nao o que foi exatamente pedido. Quando reclamam, os estrangeiros normalmente escutam a explicacao “same, same” ou “eh a mesma coisa, eh a mesma coisa”. Isso mostra que se, o seu suco de mamao nao tem mamao mas sim melao e que quando vc reclama com o garcon ele diz pra vc “eh a mesma coisa” ele nao esta sendo rude com vc e te dando gato por lebre mas sim adaptando o seu pedido com que ele tem de mais parecido com mamao.


A segunda caracteristica que me chamou a atencao foi o aparente positivismo das pessoas. A Carol e o Alexis (amigos que moraram na Tailandia a um tempo atras) me explicaram que o sorriso tailandes pode significar muitas coisas, nao somente uma simples demonstracao de felicidade. O sorriso pode ser de desdem ou de arrogancia ou outras mensagens nao tao nobres. Mesmo levando isso em consideracao, achei que as pessoas em geral sao muito simpaticas e mais positivas do que o normal, assim como no Brasil.


Tendo dito tudo isso, fiquei com a impressao de que a Tailandia poderia estar se desenvolvendo melhor. Pesquisei um pouco mais e descobri que a democracia tailandesa ainda esta passando por um periodo de adaptacao parecido como o que o Brasil passou nos anos 80. Isso, somado a um sistema educacional que nunca sofreu nenhuma influencia de nenhuma nacao do ocidente (A Tailandia eh o unico pais do sudeste asiatico que nao foi colonizado por uma nacao europeia) talvez sejam algumas das razoes que possam estar impedindo a Tailandia de ser a bola da vez.

2 comments:

  1. Muito legal, Rodrigo! Continuem aproveitando, tirando estas fotos de babar e fazendo essas analogias com as experiências que já temos...quero ver vocês voltarem pra terra firme depois! hehehe beijos e cuidem-se! Suz

    ReplyDelete
  2. Adorei a restrospectiva Taliandesa, é muito bacana pois conseguimos ter uma visão sobre os lugares, tentar estar um pouquinho com vcs nessa jornada!Adoroo isso!
    Pesquisou é SEI BEM onde ...ahaha saudades de anotarr eii isso depois procuramos hahahah
    BOA caminhada..adorei as fotos do vietnã no orkut!

    beijao grande e apertado

    ReplyDelete